Sul do Reino Unido em alerta para chuvas fortes e inundações súbitas

por RTP
Pessoas com guarda-chuvas em Londres, Reino Unido, devido a um aguaceiro forte após semanas sem chuva Reuters

Depois do calor e dos avisos de seca, as inundações afetam o sul do Reino Unido. Pelo segundo dia caiu chuva forte e houve trovoadas em áreas da Cornualha e de Devon, com os serviços de meteorologia a emitir um alerta amarelo para Inglaterra e País de Gales esta terça-feira, devido à possibilidade de inundações súbitas, problemas de transportes e cortes de energia.

O alerta vai estar em vigor até quarta-feira para o sul de Inglaterra, onde as estradas poderão ficar inundadas isolando comunidades. A Agência Ambiental colocou 19 áreas nas Midlands e no sudeste de Inglaterra sob alerta de inundações, incluindo Londres, Cardiff, Exeter e Norwich. São esperados 20 a 30 milímetros de chuva por hora com a possibilidade de mais de 60 milímetros em menos de três horas nalguns locais.

O porta-voz do Instituto de Meteorologia, Stephen Dixon, avisou que “temos a possibilidade de chuvas com trovoada em muitos locais do Reino Unido esta terça-feira”.

“Dentro da área de alerta é importante notar que as trovoadas poderão surgir em qualquer parte e que outras áreas poderão nem sequer ver chuva”, acrescentou. Algumas das trovoadas na área das Midlands poderão “avançar lentamente” com o risco das tempestades a transferir-se para “áreas do sul do Reino Unido ao longo do dia”, prolongando-se o risco por toda a noite e parte de quarta-feira.

“Na manhã de quinta-feira o risco irá subsistir no sudeste, abrandando durante o resto do dia”, referiu Dixon.

A chuva e as trovoadas são um fim súbito da onda de calor da semana passada e seguem-se a semanas de chuva fraca, com o sul, centro e leste de Inglaterra declarado em seca, seguindo-se-lhes Yorkshire esta terça-feira.

As autoridades alertam que a queda de chuva forte em terra muito seca cria a superfície ideal para inundações súbitas, uma vez que não se infiltra no solo desidratado.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram chuvas torrenciais e estradas inundadas em Newquay, Cornualha e Tawton, Devon e Haywards Heath em West Sussex.

“Nunca vi chuva destas. A nossa estrada está a ficar inundada #Newquay” escreveu um usuário do Twitter. Outro referiu o uso de sacos de areia para impedir a água de lhe entrar em casa, apelando a soluções, em Devon.



Chuvas fortes provocaram problemas de transporte em ferrovias e estradas também na Escócia esta terça-feira.

A empresa ScotRail alertou os passageiros para a possibilidade de atrasos nalgumas rotas, com os comboios a circular a velocidade reduzida. Em Perth, a Network Rail referiu que a estação ficou inundada.

Em Somerset, as autoridades removeram mais de 50 toneladas de lamas da A358, devido a um deslizamento de terras segunda-feira, com a estrada a reabrir apenas e meio da tarde de terça-feira.

Em várias praias ao longo da costa de Inglaterra os banhistas foram alertados para poluição e águas provenientes de esgotos, devido à chuva forte. O grupo Surfistas Contra Esgotos registou descargas em praias na Cornualha, Devon, Sussex, Essex, Lancanshire, Lincolnshire, Northumberland e Cúmbria.
pub