Supremo Tribunal norte-americano declara constitucionalidade do "Obamacare"
Washington, 28 jun (Lusa) - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarou hoje a constitucionalidade da principal disposição da lei de cuidados de saúde da administração Obama, conhecida como "Obamacare".
Seguida em direto pelos canais informativos e aguardada à porta do Supremo Tribunal, em Washington, por centenas de apoiantes e detratores da lei, a decisão dos juízes confirmou que o Congresso tem autoridade para impor a universalidade dos cuidados de saúde.
A lei prevê que todos os contribuintes tenham de comprar um seguro de saúde antes de 2014, sob pena de serem multados, o que o Tribunal considerou válido, com base na autoridade do Congresso para estabelecer impostos.
Os contestatários da lei, que prometeram continuar a oposição, defenderam ser inconstitucional o Congresso obrigar os contribuintes a comprar um produto como um seguro de saúde, ao abrigo da cláusula do comércio na Constituição.
De tendência conservadora, o Supremo Tribunal, composto por nove juízes, deu razão ao presidente norte-americano, Barack Obama, a pouco mais de quatro meses das eleições presidenciais de novembro.