Surto de cólera na Tanzânia mata 21 pessoas no último mês
Um surto de cólera matou 21 pessoas e outras 253 contraíram a doença na Tanzânia e no arquipélago semi-autónomo de Zanzibar no último mês, informaram hoje fontes oficiais tanzanianas.
Nos últimos quatro dias morreram 12 pessoas e 115 foram internadas em hospitais da capital da Tanzânia, Dar es Salaam, afirmou o porta-voz da Assembleia municipal, Gaston Makwembe.
Segundo a mesma fonte, mais nove pessoas morreram e outras 137 contraíram a doença no último mês em Zanzibar, estando a ser tratadas em campos especiais criados pelo Governo, afirmou o ministro da Saúde do arquipélago, Sultan Mugheiry.
A cólera é transmitida através de água contaminada e está ligada à falta de condições de higiene em locais com excesso de população e com falta de saneamento básico.
Os sintomas incluem diarreia e vómitos e pode ser mortal se não for tratada rapidamente.
No mês passado, foi proibida a venda de comida e bebidas nas ruas de Zanzibar e foram encerrados alguns restaurantes para evitar a propagação da doença.
"Estamos confiantes de que a situação está sob controlo", afirmou o ministro.
Na África Austral, Angola também está a ser afectada por um surto de cólera, que já matou 576 pessoas, num total de 12.176 casos registados.