Surto de hantavírus. Em Espanha só ficam os cidadãos espanhóis

Surto de hantavírus. Em Espanha só ficam os cidadãos espanhóis

Todos os passageiros que continuam a bordo do navio de cruzeiro serão repatriados para os países de origem após a chegada a Tenerife. Anúncio feito pela ministra da saúde de Espanha após uma reunião de emergência do Governo.

Joana Bénard da Costa - RTP /
Borja Suarez / Reuters

Mónica Garcia Gómez garantiu, em conferência de imprensa, que todos os passageiros que continuam a bordo não apresentam sintomas. 

Os cidadãos que não não espanhóis serão repatriados para os países de origem após a chegada do navio a Tenerife, nas Ilhas Canárias, vindo de Cabo Verde, disse a ministra da Saúde espanhola que acrescentou que foi acionado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil. 

Quanto aos 14 cidadãos de nacionalidade espanhola, serão transferidos de avião para um hospital militar em Madrid onde irão cumprir quarentena, ainda de acordo com o governo espanhol.
Apesar da oposição do Governo Autónomo das Canárias, o navio de cruzeiro deverá atracar "dentro de três dias" no porto de Granadilla, na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, ainda segundo a ministra da Saúde espanhola.

Mónica Garcia Gómez adiantou que será implementado um "plano conjunto de avaliação sanitária e evacuação" para repatriar todos os passageiros, "a menos que o seu estado de saúde o impeça". 

Da África do Sul, chegou esta sexta-feira a confirmação de que os dois passageiros hospitalizados em Joanesburgo estavam infetados com a variante dos Andes. 

De acordo com o ministro da Saúde, "os testes preliminares mostram que se trata, de facto, da variante andina". O ministro Aaron Motsoaledi acrescentou que "esta é a única variante, entre as 38 conhecidas, que se transmite de uma pessoa para outra".

Um dos passageiros hospitalizados em Joanesburgo morreu, um segundo permanece internado.

Também nesta sexta-feira, o governo suiço informou que está em tratamento em Zurique um homem infetado com hantavírus que tinha regressado à Suíça depois de ter estado embarcado no navio de cruzeiro Hondius. 

O número de total de casos subiu para oito, três dos quais com confirmação laboratorial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os oito casos incluem as três vítimas mortais.

O navio com quase 150 pessoas a bordo permanece imobilizado ao largo de Cabo Verde desde domingo. 

Durante a manhã desta quarta-feira, foram evacuados para os países baixos três passageiros do navio, como informou o Diretor-Geral da OMS na rede social X.


O Diretor-Geral da OMS que voltou a assegurar nesta quarta-feira que o risco deste surto de hantavírus para as pessoas em geral é baixo. "Por enquanto, o risco para o resto do mundo é baixo", disse, em declarações à Agência France Presse. 


PUB