Susana Paixão primeira europeia a liderar a saúde ambiental

por Antena 1

Susana Paixão é a primeira mulher europeia a ser eleita presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental.

A portuguesa é professora do Instituto Politécnico de Coimbra e é a segunda mulher a ocupar o cargo.

A Saúde Ambiental é uma área de investigação da Saúde Pública que procura estudar os efeitos que o meio ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental dos seres humanos, integrados em comunidade.

A área de ação de um técnico de Saúde Ambiental abrange assim o controlo sanitário do meio ambiente. Deve detetar, identificar, analisar, prevenir e corrigir riscos ambientais para a Saúde.

Estes riscos podem ser tanto atuais como potenciais e originados seja por fenómenos naturais ou atividades humanas.

A evolução dos aglomerados populacionais e suas consequências sobre o ser-humano, como o stress ou a poluição, o fuincionamento de serviços, estabelecimentos e locais de utilização pública são igualmente áreas de ação dos técnicos em Saúde Ambiental.

A eleição da professora portuguesa foi oficializada na reunião antecede o 15º Congresso Mundial de Saúde Ambiental, em Auckland, na Nova Zelândia, que decorre entre 20 (hoje) e 23 de março.

Susana Paixão irá presidir à Federação Internacional de Saúde Ambiental no biénio 2020-2022.

O 15º Congresso Mundial de Saúde Ambiental, “pretende orientar políticas internacionais, conta com comunicações científicas de investigadores nas áreas dos impactos na saúde humana das mudanças climáticas, na qualidade do ar e saúde pública, na segurança alimentar e biossegurança (procedimentos destinados a proteger seres humanos ou animais contra doenças ou agentes biológicos nocivos)”.

A Federação Internacional de Saúde Ambiental é uma organização “composta por associações ou sociedades nacionais na área da Saúde Ambiental, num total de 25 membros académicos, do qual a Escola Superior de Tecnologia da Saúde (onde Susana Paixão é professora Adjunta e Diretora do Departamento de Saúde Ambiental) faz parte, bem como de 43 instituições mundiais que representam mais de 50 mil profissionais que desempenham funções na área da Saúde Ambiental no Mundo”.

Susana Paixão, entrevistada pela jornalista Sandra Henriques, confessou à Antena 1 a satisfação pela escolha e revelou que o objetivo agora é divulgar a saúde ambiental.

Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), foi eleita, em Auckland, Nova Zelândia, como presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental (IFEH) para o mandato 2020/2022.
pub