Susana Sargento vence 1.º prémio Mulheres Inovadoras da UE no valor de 100 mil euros
Bruxelas, 10 mar (Lusa) -- A professora universitária portuguesa Susana Sargento, cofundadora da empresa tecnológica Veniam, venceu hoje o 1.º prémio Mulheres Inovadoras da UE, que distingue mulheres com ideias de vanguarda, no valor de cem mil euros.
O prémio - entregue pelo comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas - distingue do trabalho de Susana Sargento na área das soluções para a "internet em movimento", transformando automóveis em pontos de acesso à internet sem fios, e cria redes móveis à escala das cidades que recolhem `terabytes` de dados urbanos.
"É sempre uma grande honra ver os projetos portugueses, como o da Susana Sargento, vencer concursos europeus ao mais alto nível. Este projeto simboliza também o enorme potencial que existe em Portugal na área da economia digital e novas tecnologias. Não tenho dúvidas que, sem mais mulheres inovadoras, nestas áreas, a UE parte com uma enorme desvantagem para a 4.ª revolução industrial", salientou o comissário.
A Veniam foi fundada em 2012 e está sediada em Montain View, na Califórnia, mas também tem escritório no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).
Moedas entregou os prémios às três primeiras classificadas na terceira edição: além de Susana Sargento, foram galardoadas concorrentes da Finlândia e da Irlanda.
O Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2016 é o maior prémio mundial do seu género, tendo sido atribuído em 2011 e em 2014.
Segundo dados da Comissão Europeia, as mulheres encontram-se sub-representadas no que diz respeito à criação de empresas inovadoras -- apenas 29% dos empreendedores europeus são mulheres.