Suspeitas de terrorismo no atropelamento de Londres

por RTP
Hannah McKay - Reuters

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas esta terça-feira depois de um carro ter colidido contra os portões de segurança do Parlamento britânico, em Londres. Um homem foi detido por suspeitas de "ato terrorista".

Segundo as autoridades, "vários peões ficaram feridos" em frente ao Parlamento britânico. O incidente aconteceu esta terça-feira pouco depois das 7h30 e está a ser tratado como um ato terrorista.

Alguns ciclistas foram atingidos pela viatura. O serviço de ambulâncias de Londres refere que dois pacientes foram levados para o hospital na sequência deste incidente, mas que não correm risco de vida.


Um homem foi detido pelas forças de segurança logo depois do acidente. A polícia informou entretanto que o individuo, com mais de 20 anos, seguia sozinho no carro e que ficou detido "por suspeitas de "ato terrorista".

"Nesta fase, estamos a tratar esta questão como um ato terrorista, e a unidade de contraterrorismo está a liderar a investigação", refere a Scotland Yard.

Entretanto, o carro continua no local do incidente e está a ser inspecionado pelas autoridades. Até agora não foram encontradas quaisquer armas, segundo informou a polícia de Londres.

Várias testemunhas no local referem à BBC que esta ação do condutor "parece ter sido deliberada" e que este conduziu contra um grupo de ciclistas antes de embater nos portões de segurança. O carro seguia a mais de 60 quilómetros hora, segundo referem as testemunhas.

A estação de metro de Westminster foi encerrada e várias ruas daquela zona estão cortadas ao trânsito.



As imagens nas redes sociais mostram o enorme aparato policial junto ao Parlamento britânico, com as autoridades a rodearem o carro depois do embate.

Em reação ao incidente desta terça-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, agradeceu aos serviços de emergência pela "resposta imediata e corajosa" perante o sucedido.

De igual forma, o ministro britânico do Interior Sajid Javid agradeceu aos serviços de emergência "pela rápida reação ao incidente de Westminster" e o mayor de Londres também elogiou a celeridade das equipas de emergência.

Desde março de 2017, após o atentado na ponte de Westminster fez cinco vítimas mortais, que a zona circundante do Parlamento britânico está sob fortes medidas de segurança, estando o edifício cercado por barreiras de aço e betão. Na altura, Khalid Masood atropelou várias pessoas, tendo depois saído do carro e esfaqueado um polícia.
Tópicos
pub