Suspensas importações para África do Sul de carne do Brasil por causa febre aftosa

As autoridades sul-africanas anunciaram hoje a proibição de importação de carne de vaca do Brasil em consequência de uma epidemia de febre aftosa registada no Estado brasileiro de Mato Grosso do Sul.

Agência LUSA /

Pelo menos 580 cabeças de gado foram abatidas numa fazenda daquele Estado depois de 140 bovinos terem sido diagnosticados com febre aftosa.

De acordo com Mike Modisane, responsável pelo departamento de saúde animal no Ministério sul-africano da Agricultura, a África do Sul decidiu suspender todas as importações de carne de vaca do Brasil como medida de precaução.

"Sendo um país livre daquela doença temos a obrigação de suspender com efeito imediato as importações de todo o material que possa constituir um risco para a saúde pública", anunciou aquele responsável, salientando que as autoridades brasileiras foram já informadas da decisão de Pretória.

Com "stocks" calculados em 195 milhões de cabeças de gado, o Brasil foi no ano passado o maior exportador mundial de carne bovina.

As autoridades brasileiras enviaram inspectores a fazendas num raio de 25 quilómetros em redor da fazenda de Vezozzo, onde os animais doentes foram localizados, para a realização de testes de despistagem da febre aftosa, mas a situação não está ainda totalmente sob controlo.

PUB