Tabaqueiro cubano José Castelar regressa ao Guiness com charuto de 81,80 metros

Havana, 25 nov (Lusa) - O enrolador de charutos cubanos José Castelar, conhecido como "Cueto", recebeu quinta-feira em Havana o certificado oficial do livro Guinness dos recordes por ter criado um charuto mais comprido do mundo com 81,80 metros, o seu quinto recorde.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A embaixadora do Reino Unido em Cuba, Dianna Melrose, entregou o certificado a "Cueto" numa cerimónia à qual assistiram dirigentes do setor turístico da ilha e do grupo empresarial Habanos S.A., revelou a imprensa local.

"O feito não é apenas de `Cueto`, mas também de Cuba e prestigia muito mais o seu tabaco, reconhecido mundialmente pela sua qualidade além de contribuir para fomentar as vendas no exterior deste produto e a atrair turistas", assinalou Dianna Melrose à agência estatal de informação nacional.

Em maio passado, "Cueto" demorou oito dias para produzir, manualmente, o charuto mais comprido que foi trabalhando na Feira Internacional de Turismo FITCuba-2011, que decorreu em havana.

Com este feito, José Castelar inscreve pela quinta vez o seu nome no Guiness dos recordes onde entrou em 2001 quando produziu um charuto de 11 metros e quatro centímetros.

Em 2003 conseguiu produzir um "puro" com 14,86 metros e em 2005 um exemplar de 20,41 metros para em 2009 alcançar os 45,38 metros.

Tópicos
PUB