Tailândia bloqueia acesso ao YouTube por ofensa ao rei Adulyadej
O governo tailandês bloqueou o acesso ao YouTube, na quarta-feira, depois de receber uma denúncia sobre um vídeo que ofende o rei Bhumibol Adulyadej e que o YouTube decidiu não remover da sua base de vídeos.
O ministro da Informação e Tecnologia tailandês, Sitthichai Pookaiyaudom, afirmou que o YouTube recusou o pedido para remover o vídeo de 44 segundos com várias imagens do rei Bhumibol Adulyadej, alteradas em programas de edição gráfica.
Uma parte do vídeo, cuja banda sonora é o hino nacional da Tailândia, inclui um fragmento com um pé a passar por cima da imagem do monarca.
Esta é uma situação bastante grave e de grande desrespeito na Tailândia, porque os pés são considerados extremamente sujos e ofensivos.
Segundo Sitthichai, o governo tailandês decidiu bloquear o acesso a outros sites com conteúdos ofensivos ao rei do país.
"As pessoas que criam estes sites estão a abusar dos seus direitos e claramente não desejam bem ao país", disse o ministro.
"Já encerrámos bastantes e vamos continuar a fazê- lo", acrescentou.
"Ficámos desapontados que o YouTube tenha sido bloqueado na Tailândia e estamos agora a analisar a situação", disse uma porta-voz do Google, empresa proprietária do YouTube.