Tailândia. Icónica praia Maya Bay "reabre" ao fim de três anos

Os penhascos cársticos, areia branca e fina e uma baía em tons de turquesa atraíram durante décadas um turismo sem controlo que danificou corais e vegetação, e afugentou os animais. Os ecossistemas do paraíso tailandês foram postos em causa e as autoridades locais de conservação da natureza decidiram interditar a praia em 2018, para que o meio ambiente recuperasse. Maya Bay reabriu aos banhistas no início de 2022, mas com novas regras.

Carla Quirino - RTP /
Athit Perawongmetha - Reuters

Com cerca de 15 metros de largura e 250 metros de comprimento, a baía relativamente pequena tornou-se vítima da própria popularidade. Mais de 6000 pessoas por dia frequentavam a praia Maya Bay. As centenas de barcos que chegavam diariamente à enseada destruiram cerca de 50% de corais com as âncoras.

Quase quatro anos depois do "fecho" a praia recebe os primeiros banhistas conduzidos por restrições implementadas pelo Ministério dos Recursos Naturais e Meio Ambiente.

"Maya Bay, que atraiu continuamente o interesse de turistas de todo o mundo, fez com que a área natural se deteriorasse, especialmente os corais", declarou Varawut Silpa-Archa, ministro do Ambiente, à CNN.

"Depois de fechar a Maya Bay para reanimá-la e restaurá-la, até ao presente, a praia recuperou o bom estado", acrescentou.
Jorge Silva- Reuters

De acordo com o Lonely Planet, o parque decidiu limitar o número de visitantes à Baía de Maya. Vorapot Lomlim, chefe do Parque Nacional Hat Noppharat Tara - Mu Ko Phi Phi, explica que os novos visitantes serão limitados a 300 pessoas por hora, havendo vários turnos por dia entre as 10h e 16h. O total de visitantes diários não deve ultrapassar as 3000 pessoas.

Foram instaladas infraestruturas ao redor da baía com passadiços para proteger as plantas. Os futuros visitantes irão aceder à praia por meio de uma doca flutuante localizada atrás dos penhascos, o que implica que os barcos estão proibidos de entrar e ancorar na baía.

A natação é proibida devido à presença de tubarões de recife e lagostas raras (panulirus versicolor). No entanto, os visitantes poderão passear na praia de areia branca.
Jorge Silva - Reuters

Este descanso forçado parece ter favorecido o rejuvenescimento dos ecossistemas.

Uma câmara subaquática instalada na baía permitiu aos cientistas contar até 100 tubarões de ponta preta. Em 2018, estimava-se que houvesse apenas seis.

Com a ajuda de funcionários e biólogos marinhos do Parque Nacional Hat Noppharat Thara-Mu Ko Phi Phi, a replantação de corais e de vegetação na parte de trás da praia, reabilitou os ecossistemas de Maya Bay.

"Os tubarões voltaram, os recifes de coral estão a crescer novamente e a água está limpa novamente", disse à Reuters, Yuthasak Supasorn, governador da Autoridade de Turismo da Tailândia.

Localizada na província de Krabi, Koh Phi Phi Ley é uma das duas ilhas que compõem o grupo Koh Phi Phi.

O filme "The Beach" protagonizado por Leonardo DiCaprio em 2000, tornou a praia ainda mais conhecida, fazendo disparar o turismo de massas desde então.
Tópicos
PUB