Tailândia vai extraditar para os EUA o alegado "rei" dos traficantes de armas
Um tribunal de apelo tailandês aceitou esta sexta-feira o pedido oficial dos Estados Unidos para a extradição de Viktor Bout. O cidadão russo apelidado de "Mercador da Morte" é acusado pela justiça norte-americana de ter vendido ilegalmente armas que alimentaram inúmeros conflitos, do Afeganistão à Libéria, passando pela Somália. Moscovo diz que a decisão é ilegal e já protestou oficialmente.
"Estamos extremamente satisfeitos de ver que o tribunal de apelo na Tailândia autorizou a extradição de Viktor Bout para os EUA" declarou Gary Grindler, um alto responsável do ministério da Justiça americano
" O processo de Viktor Bout constitui uma prioridade absoluta para os Estados Unidos, mas as acusações que sobre ele pendem não dizem respeito apenas aos EUA", acrescentou este responsável.
Um primeiro pedido de extradição tinha sido recusado em 2009 por um tribunal tailandês de primeira instância, mas a justiça americana apelou da decisão. "Sempre pensámos que os factos, a legislação tailandesa e os termos do nosso tratado bilateral de extradição estavam claramente a favor da extradição do Sr. Bout", diz Grindler.
O alegado traficante, de 43 anos tinha sido detido a Março de 2008 num hotel de Banguecoque, depois de se ter encontrado com agentes secretos norte-americanos que se faziam passar por responsáveis do grupo de guerrilha colombiano FARC, interessados em comprar armas.
"Senhor da Guerra"Bout arrisca-se agora a ser condenado á prisão perpétua nos EUA, se for considerado culpado das várias acusações, entre as quais se contam "conspiração para matar cidadãos americanos", e "fornecer recursos e apoio material a uma organização terrorista estrangeira".
Este russo de 43 anos é um antigo oficial da força aérea soviética e terá sido a inspiração para o personagem Yuri Orlov, interpretado pelo actor Nicholas Cage no filme de 2005 "O Senhor da Guerra" (Lord of War), que retratava os negócios de um traficante internacional de armas.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, já qualificou de "ilegítima" a decisão da justiça tailandesa de extraditar Viktor Bout para os EUA. Moscovo reclama que ele seja reenviado de volta ao seu país. O embaixador da Tailândia, Chalermpol Thanchitt foi esta sexta-feira convocado ao ministério dos Negócios estrangeiros em Moscovo, para a entrega de um protesto formal.