Tailândia vai retirar do mercado em dezembro a gasolina sem chumbo 91 octanas

Banguecoque, 05 out (Lusa) - A Tailândia vai retirar em dezembro a gasolina sem chumbo 91 octanas das estações de serviço numa tentativa de promover o consumo de biocombustível produzido localmente, informou hoje a imprensa local.

Lusa /

O ministro tailandês da Energia, Arak Chonlatanon, indicou que os veículos que utilizem gasolina 91 deverão passar a utilizar, a partir de janeiro, outras gasolinas como a de 95 octanas ou combustíveis derivados do etanol, de acordo com o diário The Nation.

O Governo tinha previsto inicialmente retirar do mercado a gasolina 91 em janeiro, mas esta data foi adiada duas vezes para outubro e dezembro.

A Tailândia consome diariamente cerca de 20 milhões de litros de combustível, dos quais 12 milhões dizem respeito ao gasóleo e o restante a gasolina.

As autoridades locais pretendem aumentar o consumo dos biocombustíveis, atualmente na ordem dos 800 mil litros diários, enquanto alguns veículos tailandeses, principalmente os táxis, utilizam gás liquefeito.

A Tailândia tem 20 fábricas de biocombustível fabricado a partir de cana-de-açúcar e de mandioca com uma produção de 3,27 milhões de litros, dos quais 1,3 milhões se destinam ao mercado local.

Na primeira metade do ano, a Tailândia atingiu um recorde histórico na venda de automóveis com 606.523 unidades, mais 40,4 por cento do que no período homólogo do ano passado, principalmente de marcas asiáticas como a Toyota, Honda ou Isuzu.

 

 

Tópicos
PUB