Talhante português em Toronto oferece dinheiro e frango após ganhar lotaria
Toronto, Canadá, 04 Abr (Lusa) - O talhante açoriano José Lima, que ganhou a lotaria em Toronto, distribuiu quinta-feira "à borla" 27.300 quilos de pernas de franco e deu dinheiro aos seus empregados, cumprindo uma promessa.
Em declarações à Lusa, o novo multimilionário, "Joe" como é conhecido, confessou não saber ainda o que irá fazer com o bolo de 14,5 milhões de dólares canadianos (9,2 milhões de euros) que lhe saíram no bilhete da lotaria.
"Para já, cumpri a promessa de dar dinheiro aos 49 trabalhadores do talho e distribuir 60.000 libras [cerca de 27.300 quilos] de pernas de frango às pessoas que aqui vieram", referiu hoje José Lima.
"Era tanto frango", adiantou o português.
Num primeiro momento, quando a agência Lusa o contactou telefonicamente, José Lima, que atendeu a chamada, respondeu em inglês que o português já tinha saído e a loja estava prestes a fechar.
Mas, perante insistência, José Lima acabou por se identificar.
"Sabe, já não falo para jornalistas. Estou cansado de tanto falar", desabafou, aceitando esta excepção.
Estava no final de um dia grande azáfama na loja, durante o qual distribuiu gratuitamente milhares de sacos de frango às centenas de pessoas que fizeram fila à porta do "O nosso Talho", localizado numa das ruas centrais da cidade de Toronto, a Bloor Street, onde é gerente.
Foi a 26 de Março que Joe, de 52 Anos, se tornou multilionário, ao ganhar o "Jackpot" com seu bilhete do "Lotto 6/49".
Mas o português não quis não ser o único bafejado pela sorte e, como havia prometido há muito tempo, esta quinta-feira deu uma prenda de cinco mil dólares (cerca de 3.000 euros) a cada dos 49 empregados que supervisiona, gastando qualquer coisa como 245.000 dólares (155.000 euros).
Questionado se vai continuar a trabalhar no "Nosso Talho", José Lima adiantou: "É provável que continue aqui a trabalhar", acrescentando que nos próximos dias "é provável que tire uns dias de folga".
O português admitiu ir de férias este Verão aos Açores, onde nasceu e de onde há 23 anos emigrou para o Canadá.
José Lima é oriundo de Porto Judeu, na Ilha Terceira, Açores e reside actualmente com a família na zona de Toronto.
EF
Lusa/Fim