Taliban do Afeganistão libertam antigo soldado canadiano

O antigo soldado canadiano David Lavery, detido na capital do Afeganistão, Cabul, pelos taliban em novembro, foi libertado, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly.

Lusa /
A ministra canadiana Mélanie Joly confirmou a libertação Toms Kalnins - EPA

"Acabei de falar com David Lavery, que chegou em segurança ao Qatar vindo do Afeganistão. Está animado", anunciou Joly, no domingo, na rede social X.

A ministra expressou ainda a gratidão ao homólogo do Qatar, o xeque Mohamed Abdulrahman al Thani, pela ajuda em "facilitar a libertação" de Lavery.

Até ao momento, nem as autoridades do Qatar nem os taliban fizeram qualquer anúncio sobre a libertação do canadiano.

Fontes citadas pela emissora pública canadiana CBC confirmaram que Lavery, que foi submetido a uma avaliação médica à chegada a Doha, encontra-se já com a família.

Lavery, que ajudava os afegãos elegíveis para imigrar para o Canadá antes do regime taliban tomar o poder em 2021, foi detido na capital afegã a 11 de novembro de 2024.

A Veterans Transition Network (VTN) divulgou no domingo um comunicado em que expressou "alívio e muita felicidade por confirmar a libertação em segurança" de Lavery.

A associação canadiana, que trabalha na integração de antigos militares na vida civil, tinha em novembro dado a conhecer a detenção de Lavery, que tinha viajado várias vezes para realizar trabalho humanitário no Afeganistão.

Na passada terça-feira, uma troca de prisioneiros entre os Estados Unidos e o Afeganistão resultou na libertação de dois norte-americanos -- Ryan Corbett e William McKenty - e de um talibã em prisão perpétua na Califórnia por tráfico de droga e terrorismo, indicaram autoridades taliban.

 

Tópicos
PUB