Teerão acusa Israel. Assassinado cientista de topo do programa nuclear do Irão

por Carlos Santos Neves - RTP
O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, disse haver “indícios sérios de um papel de Israel” Agência WANA - Reuters

O chefe da divisão de investigação e inovação do Ministério da Defesa do Irão, figura-chave do programa nuclear do Irão, foi assassinado esta sexta-feira perto de Teerão. O Governo iraniano afirma que há “indícios sérios” do envolvimento de Israel, empregando a expressão “terrorismo de Estado”.

A edição online do jornal israelita Haaretz refere-se a Mohsen Fakhrizadeh como “o pai do programa nuclear militar” do Irão. O cientista iraniano foi abatido a tiro em Absard, a leste da capital Teerão, num ataque cuja autoria está a ser atribuída a Israel, entre a liderança do regime.

Testemunhas citadas pela agência estatal Fars disseram ter ouvido uma explosão e metralhadoras. O automóvel que transportava o cientista foi o alvo dos disparos.

“Infelizmente, a equipa médica não conseguiu reanimá-lo e, há alguns minutos, este administrador e cientista atingiu o alto estatuto do martírio, após anos de esforços e luta”, declarou em comunicado o Ministério iraniano da Defesa.

Por seu turno, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros não hesitou em assacar responsabilidades a Israel, escrevendo no Twitter que o cientista foi assassinado por “terroristas”.


“Esta cobardia – com sérios indícios de um papel de Israel – mostra um belicismo desesperado dos perpetradores”, acusou Javad Zarif.

“O Irão apela à comunidade internacional – e especialmente à UE – para que acabe com os seus vergonhosos padrões duplos e condene este ato de terrorismo de Estado”, acrescentou o governante iraniano.

Por agora, o Governo israelita mantém-se em silêncio.



Como recorda o Haaretz, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu referiu-se, em abril de 2018, durante uma conferência de imprensa, a Mohsen Fakhrizadeh como uma ameaça: “Lembrem-se deste nome”.
“A mais violenta confrontação”

O número um da Guarda Revolucionária do Irão, Hossein Salami, veio também condenar o ataque que vitimou Fakhrizadeh. No Twitter, Hossein Salami afirmou que “assassinar cientistas nucleares é a mais violenta confrontação”, destinada a “impedir” a República Islâmica de “alcançar a ciência moderna”.

Já o brigadeiro general Amir Hatami, ministro iraniano da Defesa, tweetou que esta ação deixou patente “a profundidade do ódio dos inimigos para com a República Islâmica”.

Entre 2010 e 2012, foram assassinados pelo menos quatro cientistas iranianos, em ações igualmente atribuídas por Teerão a um alegado programa de eliminação seletiva de responsáveis pelo programa nuclear do país montado pelo Estado hebraico.

Em 2014, outros quatro cientistas nucleares sírios foram abatidos nas proximidades de Damasco. Neste mesmo ataque terá morrido um cientista iraniano.
Sanções de Washington

Mohsen Fakhrizadeh foi alvo de sanções, por parte dos Estados Unidos, em 2008.

Uma das estruturas para as quais trabalhava, o grupo Shahid Karimi, foi também objeto de sanções norte-americanas no ano passado pela mão da Administração Trump
, que rasgou o acordo nuclear impulsionado em 2015 por Barack Obama.

Segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, o Shahid Karimi estará na vanguarda da investigação no domínio da energia nuclear com fins militares.
Tópicos
pub