Televisão estatal indica que 10 pessoas morreram
Pelo menos 10 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas durante as manifestações de rua no Irão, indica a televisão estatal do país. Números que não podem ser confirmados de forma independente uma vez que a cobertura internacional dos protestos no país está fortemente limitada.
De acordo com esta fonte, os manifestantes incendiaram duas estações de combustível e uma mesquita e atacaram um posto militar.
De início a televisão estatal adiantou que eram 13 o número de mortos mas pouco depois reduziu para 10 as vítimas.
Meios de comunicação internacional afastados
O sábado ficou marcado por confrontos entre as autoridades iranianas e manifestantes que protestam contra o resultado das eleições presidenciais que deram a vitória a Ahmadinejad, com 63 por cento dos votos.
Vídeos publicados na Internet e relatos de testemunhas no país revelam que a polícia iraniana utilizou gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes que estiveram na rua até ao final da noite de ontem.
A BBC Online escreve hoje que o líder derrotado Mousavi apelou à continuação dos protestos pacíficos alegando que as pessoas têm esse direito constitucional.
A cobertura noticiosa internacional é actualmente quase inexistente. As poucas imagens que chegam das manifestações nas ruas de Teerão são reveladas através de sítios como o YouTube, utilizado pelos iranianos para mostrar o que se passa no país. (ver vídeo)