Tempestade tropical Zeta surge um mês fora de época
A tempestade tropical Zeta, a 27.ª este ano, formou-se hoje, um mês fora de época, cerca de 1.600 quilómetros a sul-sudoeste dos Açores, não representando para já perigo segundo o centro de detecção em Miami, Florida.
No seu site na Internet, o centro, onde está a ser acompanhada a evolução da tempestade tropical, com ventos de 63 quilómetros/hora, garante que mais informações serão ainda hoje disponibilizadas.
Este ano foi o mais prolífico em furacões, que se formam quando os ventos das tempestades tropicais excedem os 120 quilómetros/hora. O Épsilon foi o quinto furacão a formar-se, este mês, situação sem precedente nos últimos 154 anos.
Zeta é a sexta letra do alfabeto grego, ao qual recorreram os meteorologistas quando se esgotou a sua lista de 21 nomes próprios para designar tempestades tropicais.
O recorde até à data de tempestades tropicais e furacões numa só temporada estava em 21, registado em 1933.
Este ano a época terminou a 30 de Novembro com 14 furacões, incluindo o Épsilon.
Um deles, o Katrina, devastou em Agosto os estados norte-americanos de Louisianna e Mississippi, causando as maiores perdas e danos da história dos Estados Unidos, país igualmente atingido pelo Dennis, Rita e Wilma.
De acordo com os meteorologistas, a época dos furacões será mais activa do que o habitual na próxima década e, possivelmente, no próximo meio século.