Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Terceira morte na Holanda devida à doença de Creutzfeldt-Jakob

Haia, 02 Fev (Lusa) - Uma terceira pessoa morreu na Holanda em consequência da doença de Creutzfeldt-Jakob, a variante humana da doença das vacas loucas, anunciou hoje o instituto nacional para a Saúde pública e o ambiente.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O paciente morreu no início de Janeiro", precisou o instituto num comunicado.

"Uma análise confirmou que ele sucumbiu à variante da doença de Creutzfeldt-Jakob", acrescenta o documento.

A origem da contaminação não é conhecida mas a incubação da doença pode durar várias dezenas de anos antes da manifestação dos primeiros sintomas, sublinhou o Instituto.

A doença, incurável, pode ser contraída ao consumir carne bovina atingida com encefalopatia espongiforme bovina (BSE), conhecida como a doença das vacas loucas.

"A carne bovina é segura na Holanda, porque os bovinos são submetidos a uma despistagem BSE no matadouro desde 2001", assegurou o Instituto para a Saúde Pública.

Foi instaurado um inquérito para determinar uma eventual contaminação de outras pessoas pelo paciente mas "a probabilidade é muito fraca", precisou.

Outras duas pessoas morreram na Holanda da doença de Creutzfeldt-Jakob, em 2005 e 2006.

"Pelo menos 200 pessoas morreram desta doença em todo o mundo, 167 das quais na Grã-Bretanha", indicou o Instituto.

TM.

Lusa/Fim


PUB