Terceiro Censo Geral da População em Moçambique arranca quarta-feira

O Terceiro Recenseamento Geral da População em todo o território de Moçambique começa quarta-feira e decorre até ao dia 15 de Agosto, uma operação orçada em pouco mais de 20 milhões de euros.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A população moçambicana é actualmente estimada em 20,3 milhões de habitantes, de acordo com projecções feitas no II Recenseamento Geral da População, realizado em 1997, que fixou a população moçambicana em 15 milhões de habitantes.

Para o apuramento do número de habitantes no país no recenseamento que se inicia quarta-feira, estão destacados para todo o território nacional 45.551 recenseadores e 16 542 controladores.

Entre quatro a cinco milhões de agregados familiares serão inquiridos pelos agentes envolvidos no processo, visando a contagem da população moçambicana e o conhecimento da situação em que vive.

Referindo-se às condições já criadas para o sucesso do III Recenseamento Geral da População moçambicana, o presidente do Gabinete Central do Recenseamento, que é também presidente do Instituto Nacional de Estatísticas de Moçambique, João Loureiro, disse que "não há razões para falhar".

O Governo moçambicano tem repetido que encara os resultados do censo como um instrumento fundamental da sua prioridade número um: a luta contra a pobreza absoluta, que afecta cerca de metade da população.

Sgundo o executivo, os dados a apurar no recenseamento vão permitir uma canalização mais eficaz dos recursos no combate à miséria no país.

De resto, essa visão é também partilhada pela comunidade internacional, que não levantou obstáculos ao financiamento de mais de metade dos 20 milhões de euros necessários para as operações de recenseamento.

O Primeiro Recenseamento Geral da População em Moçambique foi realizado em 1980, cinco anos após a independência do país.

PUB