Texas (EUA) executa homem condenado por incêndio em que morreram três crianças
Austin, Estados Unidos, 19 nov (Lusa) -- O estado norte-americano do Texas executou na quarta-feira Raphael Holiday, um homem condenado à morte por provocar um incêndio em que morreram três meninas, incluindo a sua filha, no ano 2000.
Holiday, de 36 anos, foi declarado morto pelas 20:30 locais de quarta-feira (02:30 de hoje em Lisboa), de lhe tre sido administrada a injeção letal na prisão de Huntsville, segundo o Departamento de Justiça Criminal do Texas.
A execução de Holiday tinha sido suspensa por um juiz do condado de Madison, onde o crime foi cometido, mas o Tribunal de Recursos Criminais do Texas autorizou que a sua concretização.
Holiday acabou por ser executado com duas horas e meia de atraso.
O caso remonta a 21 de julho de 2000, quando o homem entrou na casa da ex-mulher, Tami Wilkerson, e obrigou a antiga sogra, Tammy O`Bryant, a espalhar gasolina, pegando, por fim, fogo ao espaço, com três crianças lá dentro.
A sua filha Justice, de 18 meses, morreu no incêndio, juntamente com outras duas meninas, Jasmine e Tierra, de 5 e 7 anos, filhas de Tami Wilkerson, de relacionamentos anteriores.
Holiday estava proibido de se aproximar das crianças e de Wilkerson, que o tinha acusado de abusar sexualmente de Tierra.
O homem sempre defendeu que o incêndio foi fruto de um acidente e que nunca teve intenção de fazer arder a casa.
Com Holiday, o Texas já executou este ano 13 reclusos, metade dos executados em todos os Estados Unidos da América (EUA).
Desde que o Tribunal Supremo reinstaurou a pena de morte, em 1976, o estado executou 531 pessoas.