Texas proíbe tratamento de mudança de sexo para menores

por Lusa
Jon Cherry - Reuters

O Texas juntou-se, na sexta-feira, à lista de 18 estados norte-americanos que proíbem ou restringem tratamentos de mudança de sexo para menores, depois de o governo estadual Republicano ratificar uma lei que criminaliza a prática.

A lei do Texas proíbe os médicos de prescreverem tratamentos hormonais ou bloqueadores de puberdade e de realizarem cirurgias de transição de género a menores de 18 anos, informou o jornal The Hill.

A medida entra em vigor em setembro, embora preveja exceções para quem já está a fazer este tipo de tratamento.

As leis que restringem o acesso de menores a cuidados de afirmação de género têm vindo a ganhar popularidade nos estados Republicanos, como é o caso do Texas, governado por Greg Abbott.

Os conservadores argumentam que as medidas visam impedir que os jovens tomem decisões irreversíveis, com o risco de se arrependerem.

No entanto, existem poucos estudos sobre o efeito a longo prazo deste tipo de tratamento em menores. Muitos legisladores democratas alertam para o risco de estigmatizar uma comunidade que já sofre de discriminação e abuso.

Além disso, organizações de defesa dos direitos LGBT (lésbicas, `gays`, bissexuais, transgénero) temem que a situação possa levar mais jovens `trans` ao suicídio, já que se encontram entre os grupos mais vulneráveis.

As principais associações médicas concordam que os tratamentos de afirmação de género são adequados para adultos e jovens com disforia de género, de acordo com a agência de notícias Efe.

Tópicos
pub