Brexit. Theresa May tem missão de risco em Bruxelas

por Mário Aleixo - RTP
A proposta de Theresa May sobre a fronteira das Irlandas foi aprovada com uma diferença de pouco mais de uma dezena de votos Neil Hall - EPA

A primeira-ministra britânica conseguiu o apoio que queria do Parlamento de Londres. Theresa May está mandatada para ir a Bruxelas tentar alterar o que está previsto no acordo assinado com a União Europeia em matéria de fronteiras.

Theresa May admite, todavia, que a tarefa não vai ser fácil. A primeira-ministra britânica disse ainda que quer falar rapidamente com todas as forças políticas.

Do lado do maior partido da oposição, o líder trabalhista Jeremy Corbyn afirmou estar ansioso pelo encontro e acrescentou que vai levar as propostas que tem vindo a fazer desde o início.

A proposta de Theresa May sobre a fronteira das Irlandas foi aprovada com uma diferença de pouco mais de uma dezena de votos: 317 a favor e 301 contra.

Carolina Ferreira, enviada especial da Antena 1 a Londres

Depois destas decisões no Parlamento britânico, o porta-voz do presidente do Conselho Europeu, citado pela agência Reuters, disse que a questão da fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte faz parte do acordo que o Reino Unido assinou com a União Europeia e não é para renegociar.

Donald Tusk considera que o acordo assinado é o melhor e a única saída possível para assegurar uma saída controlada do Reino Unido da União Europeia.

Já esta quarta-feira o Parlamento Europeu vai debater a situação do Brexit.
Tópicos
pub