Time escolhe Zelensky como personalidade do ano e homenageia "espírito ucraniano"

por RTP
"Quer a batalha pela Ucrânia gere esperança ou medo, Volodymyr Zelensky galvanizou o mundo de uma forma que já se não via há décadas" EPA

A revista norte-americana Time escolheu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como a personalidade do ano de 2022 e decidiu também prestar homenagem ao "espírito ucraniano". O chefe de Estado ucraniano, escreve o chefe da redação da publicação, "galvanizou o mundo de uma forma que já não se via há décadas".

Volodymyr Zelensky é a personalidade do ano de 2022 para a revista Time, que também homenageou o "espírito ucraniano".


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, segundo a revista norte-americana, representa a resistência do país à invasão da Rússia.

"Quer a batalha pela Ucrânia gere esperança ou medo, Volodymyr Zelensky galvanizou o mundo de uma forma que já se não via há décadas", escreveu o editor da Time, Edward Felsenthal, para quem a escolha este ano "nunca foi tão clara".

"Por provar que a coragem pode ser tão contagiosa quanto o medo, por inspirar pessoas e nações a unirem-se em defesa da liberdade, por lembrar o mundo da fragilidade da democracia - e da paz -, Volodymyr Zelensky e o Espírito da Ucrânia são as personalidades de 2022 da Time. Personalidade do Ano", acrescentou a revista de Nova Iorque.

Segundo o mesmo, a "decisão de não fugir de Kiev, ficar e reunir apoio foi crucial", desde o início do conflito, a 24 de fevereiro deste ano.

"Desde a sua primeira publicação de 40 segundos no Instagram a 25 de fevereiro - a mostrar que o seu gabinete e a sociedade civil estavam intactos - e no local para os discursos diários entregues remotamente a instituições como parlamentos, o Banco Mundial e o Grammy Awards, o presidente da Ucrânia estava em toda parte", disse o chefe da redação da Time.

Em 2021, foi homenageado o empresário multimilionário Elon Musk, número um da SpaceX e da Tesla e agora proprietário do Twitter.
Tópicos
pub