Timor-Leste aprova doação ao Programa Alimentar Mundial para ajudar povo ucraniano

O Governo timorense aprovou esta quarta-feira uma doação de 1,5 milhões de dólares (1,37 milhões de euros) para o Programa Alimentar Mundial (PAM) para ser utilizado em ajuda humanitária ao povo ucraniano.

Lusa /
Adaljiza Magno anunciou que Timor-Leste vai ajudar o povo ucraniano com 1,37 milhões de euros Facebook @Adaljizamagno

Em comunicado, o executivo explicou que o apoio se destina a ajudar "mais de 1,25 milhões de pessoas afetadas pelo conflito e que fugiram do país, provocando a maior crise humanitária na Europa desde a Segunda Guerra Mundial".

Timor-Leste foi um dos países que votou a favor, em fevereiro, de uma resolução das Nações Unidas que condena a ofensiva militar russa.

Em comunicado divulgado no inicio do mês, a ministra dos Negócios Estrangeiros timorenses, Adaljiza Magno, disse que "Timor-Leste está muito preocupado com a situação atual na Ucrânia".

"Exortamos todas as partes envolvidas no conflito a concordarem com um cessar-fogo imediato e a procurarem uma solução diplomática. Como nação que regressou das cinzas de uma ocupação forçada, Timor-Leste reconhece que a guerra não traz benefícios a ninguém", refere-se.

"A independência da Ucrânia deve ser respeitada", concluiu.

 

Tópicos
PUB