Timor-Leste. Sorteada ordem dos candidatos às eleições presidenciais no boletim de voto

por Lusa
Está definido o boletim de voto para as eleições presidenciais de março RTP

Isabel Ferreira, mulher do atual primeiro-ministro timorense, é a candidata "número um" no boletim de voto das eleições presidenciais de março, o maior de sempre da história de Timor-Leste, sorteado esta quinta-feira no Tribunal de Recurso.

Nas eleições mais concorridas de sempre, cabe ao deputado Mariano Assanam Sabino o 16.º lugar, segundo a ordem definida num sorteio presidido pelo presidente do Tribunal de Recurso, Deolindo dos Santos.

"Segundo a lei, depois desta sessão o Tribunal comunicará oficialmente este resultado às autoridades eleitorais", explicou.

Um total de 16 candidatos apresentam-se às eleições presidenciais de março, as mais concorridas de sempre.

O sorteio decorreu na sala principal de audiências do Tribunal de Recurso, ao qual coube validar as candidaturas e que é presidido por Deolindo dos Santos.

Nos bancos da audiência estiveram candidatos e representantes de candidaturas, e, entre outros, o presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Belo, e o diretor-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Acilino Manuel Branco.

Presentes na sala também vários dos observadores internacionais, incluindo a missão da União Europeia, e nacionais.

Na mesa dos juízes, do lado esquerdo, uma pequena tômbola manual, branca, com bolas azuis, cada uma com o nome de um dos candidatos.

Ao lado, colada num quadro branco, estava a lista dos candidatos, pela ordem em que apresentaram as candidaturas no Tribunal de Recurso, a começar por Ângela Freitas e a terminar em Antero Bendito da Silva.

Este é o resultado final do sorteio:

1 -- Isabel Ferreira

2 -- Hermes da Rosa Correia Barros

3 -- Ângela Freitas

4 -- Rogério Lobato

5 -- Anacleto Ferreira

6 -- Francisco Guterres Lú-Olo

7 -- Milena Pires

8 -- Lere Anan Timur

9 -- Armanda Berta dos Santos

10 -- Antero Bendito da Silva

11 -- Constâncio Pinto

12 -- Virgílio Guterres

13 -- Martinho Gusmão

14 -- José Ramos-Horta

15 -- Felisberto Araújo Duarte

16 -- Mariano Assanami Sabino
pub