Mundo
Tiroteio em mercado em Banguecoque faz seis mortos
Pelo menos seis pessoas morreram esta segunda-feira num tiroteio num mercado em Banguecoque, capital da Tailândia. Entre as vítimas estão quatro seguranças do mercado Or To Ko e uma mulher. O atirador, que se suicidou após o ataque, é uma das mortes contabilizadas.
A informação foi confirmada pelas autoridades tailandesas. O comissário adjunto do Departamento de Polícia Metropolitana, Charin Gopatta, disse à agência Reuters que a identidade do atirador está a ser investigada, assim como as motivações do ataque.
Apesar de incidentes com armas de fogo em massa não serem frequentes no país, a Tailândia regista uma das taxas mais elevadas de posse de armas no Sudeste Asiático. Nos últimos anos, vários episódios semelhantes abalaram o país.
Em outubro de 2023, um jovem de 14 anos matou duas pessoas num centro comercial em Banguecoque.
Um ano antes, um antigo agente da polícia matou 37 pessoas, incluindo 22 crianças, num ataque a uma creche. Já em 2020, um militar matou 29 pessoas e feriu dezenas em Nakhon Ratchasima.
A Tailândia tem no turismo um dos principais motores da economia e receia que episódios de violência como este possam afetar a confiança internacional. De acordo com a polícia do distrito de Bang Sue, onde se situa o mercado que vende principalmente produtos agrícolas, nenhum turista foi afetado pelo tiroteio.