Tom Cruise prestes a tornar-se no ator mais bem pago com "Top Gun: Maverick"

Com a melhor estreia de sempre nas bilheteiras, “Top Gun: Maverick” bate recordes pelo mundo, depois de a estreia ter sido adiada devido à pandemia. Com os números que vão batendo recordes, Tom Cruise, que se tornou uma estrela com o "Top Gun" de 1986, está prestes a bater Will Smith como ator mais bem pago num filme.

RTP /
Reuters

Há 36 anos, Tom Cruise ficava conhecido com o primeiro Top Gun. O ator leva agora mais de 40 anos de carreira e está prestes a receber o maior valor de sempre num só filme: mais de 100 milhões de dólares, um valor que nem as plataformas de streaming conseguiram alcançar.

Relembra a Forbes que Tom Cruise é uma das grandes estrelas de Hollywood, uma figura com uma carreira de décadas que continua a levar muita gente ao cinema e a gerar muito dinheiro.

Com o streaming a ganhar cada vez mais força nas indústrias cinematográfica e televisiva, Tom Cruise é uma exceção à regra. Para voltar a representar o papel de Maverick, Cruise recebeu mais de 12 milhões de dólares antes de o filme ser realizado e o ator ainda recebe dez por cento dos primeiros lucros da bilheteira. Até agora, Tom Cruise recebeu mais de 30 milhões de dólares.

Um valor que pode chegar aos nove dígitos se a afluência de pessoas ao cinema continuar a ter a enorme procura que já está a acontecer e antes de o filme chegar a intermediários, como companhias aéreas, televisão e também o streaming.

Com a chegada da Netflix, Amazon, HBO e outras plataformas, muitos atores acabam por ficar aquém dos valores garantidos por Cruise - ou Keanu Reeves, outro fenómeno de bilheteira. Daniel Craig, nas sequelas de Knives Out, recebeu 50 milhões de dólares por cada filme. Dwayne “The Rock” Johnson recebeu o mesmo valor pelo filme Red One, da Amazon. Em King Richard, que lhe valeu um Óscar, Will Smith recebeu 40 milhões de dólares.

Os lucros das plataformas de streaming são um montante pequeno para aquilo que os atores poderiam alcançar. Com a perda de cotação, a Netflix poderá vir a ter de repensar esses pagamentos num futuro próximo.

“A Netflix vale um terço do que valia há dois meses. Será que vão ter retorno se investirem 250 milhões de dólares num programa? Se os preços não subirem, não podem gastar dinheiro em novos conteúdos”, explicou um advogado da indústria do entretenimento à Forbes.

Com Top Gun: Maverick, Tom Cruise veio provar que muitas pessoas ainda querem ir aos cinemas para verem as criações da indústria, o que terá de levar os distribuidores a pensar em melhores maneiras para chamar o público às salas.
Tópicos
PUB