"Czar das fronteiras". Donald Trump escolhe Tom Homan para controlar imigração
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo a escolha de Tom Homan, ex-diretor interino agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE), para responsável máximo pelas fronteiras do país.
"Conheço o Tom há muito tempo e não há ninguém melhor para policiar e controlar as nossas fronteiras. Tom Homan será também responsável por todas as deportações de estrangeiros ilegais para os seus países de origem. Parabéns ao Tom. Não tenho dúvidas de que fará um trabalho fantástico e há muito esperado", acrescentou.
Homan foi diretor interino da agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla em inglês) entre janeiro de 2017 e junho de 2018.
Donald Trump fez do combate à imigração ilegal a principal bandeira da sua campanha, prometendo deportações em massa. Durante os últimos meses, o republicano elogiou frequentemente Homan e este demonstrou, por sua vez, o seu apoio ao então candidato. A nomeação de Homan não carece de confirmação do Senado, a câmara alta do Congresso dos Estados Unidos.
Stefanik confirmou entretanto que aceitou o convite. "Na minha conversa com o presidente Trump, expressei o quão profundamente honrada estava por aceitar a sua nomeação e transmiti a minha vontade de garantir o apoio dos meus colegas no Senado dos Estados Unidos", afirmou ao mesmo jornal.
Stefanik é atualmente a líder dos deputados republicanos na câmara baixa do Congresso, a Câmara dos Representantes.
Trump sublinhou na quinta-feira que a sexagenária será a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de gabinete presidencial.