Tony Blair considera que a morte de Al-Zarqawi é "notícia muito boa"

A morte de Abu Musab al-Zarqawi é uma "notícia muito boa" e constitui "um golpe contra a al-Qaida no Iraque e em todo o lado" no mundo, declarou hoje o primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

Agência LUSA /

"É uma notícia muito boa", declarou Tony Blair durante uma reunião do governo britânico, pouco depois do anúncio da morte do chefe do braço iraquiano da Al-Qaida.

O primeiro-ministro britânico, citado pelo seu porta-voz, referiu ainda que "é muito importante para o Iraque" porque "um golpe contra a Al-Qaida no Iraque é um golpe contra a Al-Qaida em todo o lado" no mundo.

A morte do jordano Abu Musab al-Zarqawi - o homem mais procurado no mundo e pelo qual os Estados ofereceram uma recompensa de 25 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros) - foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki.

"Hoje, Al-Zarqawi foi eliminado", afirmou Nuri al-Maliki, que falava numa conferência de imprensa em Bagdad, ladeado pelo embaixador dos Estados Unidos na capital iraquiana, Zalmay Khalilzad, e pelo comandante das forças norte-americanas no Iraque, general George Casey.

Segundo Nuri al-Maliki, Abu Musab al-Zarqawi foi morto juntamente com sete colaboradores numa casa próximo da cidade rebelde de Baquba, a sudeste da província de Diala, 65 quilómetros a noroeste de Bagdad, durante um ataque das forças norte-americanas.

PUB