Tony Blair considera que a morte de Al-Zarqawi é "notícia muito boa"
A morte de Abu Musab al-Zarqawi é uma "notícia muito boa" e constitui "um golpe contra a al-Qaida no Iraque e em todo o lado" no mundo, declarou hoje o primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
"É uma notícia muito boa", declarou Tony Blair durante uma reunião do governo britânico, pouco depois do anúncio da morte do chefe do braço iraquiano da Al-Qaida.
O primeiro-ministro britânico, citado pelo seu porta-voz, referiu ainda que "é muito importante para o Iraque" porque "um golpe contra a Al-Qaida no Iraque é um golpe contra a Al-Qaida em todo o lado" no mundo.
A morte do jordano Abu Musab al-Zarqawi - o homem mais procurado no mundo e pelo qual os Estados ofereceram uma recompensa de 25 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros) - foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki.
"Hoje, Al-Zarqawi foi eliminado", afirmou Nuri al-Maliki, que falava numa conferência de imprensa em Bagdad, ladeado pelo embaixador dos Estados Unidos na capital iraquiana, Zalmay Khalilzad, e pelo comandante das forças norte-americanas no Iraque, general George Casey.
Segundo Nuri al-Maliki, Abu Musab al-Zarqawi foi morto juntamente com sete colaboradores numa casa próximo da cidade rebelde de Baquba, a sudeste da província de Diala, 65 quilómetros a noroeste de Bagdad, durante um ataque das forças norte-americanas.