Total de católicos caiu para 67,2 pc população

O percentual de católicos diminuiu de 73,9 para 67,2 por cento da população total brasileira nos últimos cinco anos, revela uma sondagem hoje tornada pública.

Agência LUSA /

A sondagem indica igualmente que a principal razão da diminuição de fiéis no maior país católico do mundo é a discordância em relação aos princípios e doutrinas da Igreja Católica.

No mesmo período, o número de seguidores das igrejas evangélicas brasileiras cresceram cerca de 10 por cento, para 18 por cento do total da população.

"Não podemos prender os católicos que querem deixar a Igreja, mas temos de nos perguntar onde é que falhamos", afirmou o arcebispo Luciano Mendes de Almeida ao jornal O Estado de São Paulo.

"Além dos cristãos que trocam o catolicismo por outras igrejas, temos de pensar naqueles que não têm filiação religiosa, as acreditam em Deus", salientou o arcebispo.

Do total de entrevistados, 7,8 por cento declararam-se "ateus", 3,4 por cento de "outras religiões" e 3,6 por cento não revelaram a orientação religiosa.

A sondagem foi realizada pelo Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), órgão ligado à Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), e ouviu 2.870 entrevistados, entre Agosto e Dezembro do ano passado, em 50 municípios de diversas regiões do Brasil.

A projecção oficial indica que o Brasil tem 184,3 milhões de habitantes.

PUB