Traficante de armas Viktor Bout regressa à Rússia em troca de presos

por Lusa
Viktor Bout foi libertado por troca com Brittney Griner Reuters

O conhecido traficante de armas Viktor Bout, que estava a cumprir uma pena de 25 anos de prisão nos Estados Unidos, já regressou à Rússia, numa troca de presos entre os dois países.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse, em comunicado, que a troca, na qual a Rússia devolveu aos Estados Unidos a basquetebolista Brittney Griner, presa na Rússia desde fevereiro, ocorreu em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

A televisão russa mostrou um vídeo de Bout, de 55 anos, a chegar ao aeroporto de Vnukovo, em Moscovo, e a ser abraçado pela mulher, Alla, e pela mãe, Raisa Bout.

"Acordaram-me e disseram-me para juntar os meus pertences", disse Bout, referindo-se às autoridades prisionais dos EUA. "Eles não forneceram qualquer informação em particular, mas eu entendi a situação que se estava a desenrolar", acrescentou.

A troca foi autorizada pela administração do presidente norte-americano, Joe Biden, para conseguir o regresso de Griner, de 32 anos.

A basquetebolista, que conquistou duas medalhas de ouro olímpicas para os Estados Unidos, foi detida no aeroporto de Moscovo, em fevereiro, por alegada posse de droga e, em agosto, foi sentenciada a nove anos e meio de prisão.

A troca dividiu a oposição pública norte-americana, sobretudo devido à libertação de Bout, dado como culpado de vender milhões de dólares em armas em solo norte-americano, que seriam utilizadas para atacar o país.

 

Tópicos
pub