Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Tremor de terra com magnitude preliminar de 7,5 no norte do Peru

por Lusa
Sebastian Castaneda - Reuters

O norte do Peru foi hoje sacudido por um sismo cuja magnitude preliminar é de 7,5 graus, revelou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey -- USGS), sem que fosse, para já, emitido um alerta de `tsunami`.

O tremor de terra ocorreu no mar às 05:52 locais (10:52 em Lisboa), a uma profundidade de 112,5 quilómetros e com o epicentro a cerca de 42 quilómetros de Barranca, capital da província homónima e situada no Departamento de Lima, na zona central do Peru.

Para já, desconhecem-se mais pormenores.

Antes, à 01:32 locais (06:32 em Lisboa), a capital, Lima, e a costa central do Peru já tinham sido abaladas por um sismo com a magnitude de 5,2 graus na escala de Richter, desconhecendo-se ainda a existência de vítimas ou danos materiais.

Segundo dados do Instituto Geofísico peruano, o epicentro deste sismo foi situado 44 quilómetros a oeste de Callao, cidade portuária próximo de Lima.

O abalo registou-se a 65 quilómetros de profundidade e foi sentido com uma forte intensidade pelos habitantes de Lima e de Callao, tendo grande parte deles abandonado as residências devido ao tempo de duração do sismo, que durou cerca de 20 segundos.

A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Peru indicou que o sismo não gerou qualquer alerta de um possível `tsunami`.

O Peru encontra-se na denominada zona da Cintura do Fogo do Pacífico, onde ocorre cerca de 80% da atividade sísmica mundial.

Tópicos
pub