Três minutos de silêncio, sirenes soaram à hora exacta do sismo de há uma semana
Pequim, 19 Mai (Lusa) - A China parou hoje durante três minutos e as sirenes soaram à hora exacta em que se deu o sismo, há uma semana, que provocou mais de 71.000 mortos, desaparecidos e soterrados, segundo o último balanço das autoridades.
Os três minutos em homenagem às vítimas começaram às 14:28 (07:28 em Lisboa), hora a que se deu o sismo.
A população observou três minutos de silêncio e as sirenes e buzinas ouviram-se todo o país.
Segundo os últimos número oficiais, o sismo, de magnitude 7,8 da escala aberta de Richter, fez mais de 71.000 mortos, desaparecidos e soterrados sob escombros, afirmou hoje o mais alto responsável da província do sudoeste da China, Liu Qibao, de acordo com um balanço divulgado domingo.
A China começou hoje três dias de luto oficial pelas vítimas do sismo que devastou o país há uma semana, período durante o qual estará interrompida a estafeta da tocha olímpica.
Ao nascer do sol, como é de tradição, a bandeira vermelha com as cinco estrelas amarelas foi içada por soldados na Praça Tiananmen, diante do mausoléu de Mão Tsé-tung, e logo baixada até meia-haste.
A cena repetiu-se por todo o país, na fachada dos edifícios públicos, incluindo as regiões autónomas especiais de Hong Kong e Macau.
MV/OM
Lusa/Fim