Três mortos e 46 feridos em descarrilamento perto de Milão

O descarrilamento de um comboio regional na aproximação a Milão, no norte de Itália, causou esta quinta-feira pelo menos três vítimas mortais e mais de 40 feridos. Quatro das seis carruagens da composição ficaram parcialmente destruídas.

RTP /
O desastre ferroviário aconteceu pelas 7h00 Bennati - EPA

O comboio regional da Trenord, com o número 10452, partira de Cremona às 5h32 e tinha por destino Milão Porta Garibaldi. Descarrilou em Seggiano di Pioltello.
A circulação ferroviária na linha que liga Milão a Brescia está interrompida desde as 7h00, a hora a que ocorreu o desastre.
O balanço mais recente de vítimas refere pelo menos três mortos e 46 feridos, entre os quais cinco em estado considerado grave.

A imprensa italiana chegou a noticiar uma quarta vítima mortal, uma informação entretanto corrigida pelas autoridades locais.

Foram enviados para o local meios terrestres, um helicóptero e efetivos dos bombeiros, polícia, carabineiros, médicos e enfermeiros dos serviços de emergência.

Segundo a edição online do Corriere della Sera, circula já uma primeira tese que aponta para o mau funcionamento do sistema de troca de linhas. “A locomotiva e a primeira carruagem teriam passado regularmente, mas a troca estaria desalinhada, levando a que as outras quatro carruagens descarrilassem”, escreve o jornal italiano.


Foto: Flavio Loscalzo - EPA

Citado pelo jornal italiano La Repubblica, um sobrevivente de 25 anos, identificado como Gianmarco, contou que “o comboio começou a tremer pouco antes de Pioltello”: “Percebemos que algo estava prestes a acontecer”.
“Inconveniente técnico”
A composição transportava, à hora do descarrilamento, centenas de passageiros que se dirigiam à metrópole industrial do norte de Itália para a jornada de trabalho.

A Trenord está entretanto a ser alvo de críticas nas redes sociais por causa da forma como se referiu ao desastre desta manhã no Twitter.


“Devido a um inconveniente técnico perto da estação de Pioltello, que requer a intervenção necessária das autoridades competentes, a circulação está interrompida entre as estações de Treviglio e Milão”, lê-se na conta da transportadora.

Em declarações à imprensa italiana, a porta-voz de emergência da região da Lombardia, Cristina Corbetta, adiantou que as equipas de resgate continuam no local e, por isso, o balanço de vítimas é ainda provisório.
PUB