Tribunal da Florida mantém pena de morte contra espanhol Pablo Ibar
O Supremo Tribunal do Estado norte-americano da Florida decidiu hoje manter a pena de morte contra Pablo Ibar, condenado por homicídio, ao rejeitar um recurso para anular a condenação por falta de provas, indicou hoje o tribunal.
A prova determinante para a manutenção da sentença anterior é um vídeo em que se vê Pablo Ibar, de nacionalidade espanhola, a desfazer-se da máscara que utilizou em 1994 quando foram perpetrados três assassínios pelos quais foi condenado em 2000: do dono de um clube nocturno de Miramar (Florida) e de dois modelos que com ele trabalhavam como bailarinas em Junho de 1994.
Apesar da qualidade do vídeo, posta em causa pelo advogado de defesa, Peter Raben, o Supremo Tribunal da Florida concluiu que se identifica na imagem Pablo Ibar, de acordo com a sentença hoje emitida por aquela instância judicial.
Ibar, nascido em Fort Lauderdale (Florida, Estados Unidos) em 1972, é filho de Candido Ibar Aspiazu, irmão do falecido jogador de boxe espanhol José Manuel Ibar "Urtain", que foi campeão da Europa na categoria de pesos pesados.