Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Tribunal da Nova Zelândia decide que Kim Dotcom pode ser extraditado para os EUA

por Lusa
Nigel Marple - Reuters

O tribunal superior da Nova Zelândia decidiu hoje que Kim Dotcom é elegível para ser extraditado para os Estados Unidos por acusações de pirataria ligadas ao já extinto portal Megaupload, que fundou.

O juiz do tribunal superior Murray Gilbert confirmou a decisão do tribunal distrital de que havia provas suficientes para enviar Dotcom e outros três acusados, seus ex-sócios, a tribunal nos Estados Unidos.

A equipa legal de Dotcom comprometeu-se imediatamente a recorrer da decisão e a manter a sua longa luta contra a extradição.

A justiça dos Estados Unidos acusa Dotcom e os seus antigos sócios Mathias Ortmann, Finn Batato e Bram van der Kolk, de 13 crimes relacionados com pirataria informática, crime organizado e lavagem de dinheiro.

As autoridades norte-americanas acreditam que o portal Megaupload, que chegou a ter 50 milhões de utilizadores, conseguiu lucros de 175 milhões de dólares (160 milhões de euros) por alegadamente alojar material ilegal.

Até à data, dos sete membros do Megaupload acusados nos Estados Unidos, apenas o programador estónio Andrus Nomm foi condenado a uma pena de um pouco mais de um ano de cadeia, a qual já cumpriu, depois de admitir ter violado os direitos de autor.
pub