Tropas israelitas ocupam posições junto ao rio Litani

Unidades do exército israelita tomaram posições junto ao rio Litani, no sul do Líbano, linha estratégica a 30 quilómetros da fronteira, definida como objectivo da grande ofensiva terrestre lançada sexta-feira, noticiou a rádio militar israelita.

Agência LUSA /
Os militares israelitas vão manter-se na zona até que as suas posições sejam ocupadas pela força de interposição EPA

As unidades fazem parte dos cerca de 30.000 soldados que estão desde este sábado no sul do Líbano, o triplo do contingente israelita até agora em combate na zona, cuja missão é assegurar o controlo da faixa de território libanês junto à fronteira até que o cessar-fogo decidido pela ONU seja aplicado.

O Chefe do Estado-Maior do Exército israelita, general Dan Halutz, afirmou que os militares israelitas vão manter-se nesta zona até que as suas posições sejam ocupadas pelos cerca de 15.000 capacetes azuis e os 15.000 militares libaneses que a resolução da ONU, aprovada sexta-feira, prevê destacar para essa zona.

O objectivo, explicou o general, é impedir um vazio, que podia ser aproveitado pelo Hezbollah para recuperar as posições que até há poucas semanas lhe davam o controlo total nessa região.


PUB