Tropas sírias enfrentaram rebeldes em Damasco e no norte
Damasco, 22 jul (Lusa) - Tropas sírias combateram rebeldes armados na capital e no norte, na província de Idlib, segundo a imprensa estatal citada pela Xinhua.
As tropas governamentais combateram os grupos armados no distrito de al-Qaboun, em Damasco, confrontos de que resultou um número não especificado de mortos e a apreensão de armas, segundo a agência síria SANA.
Segundo a agência estatal da Síria, o bairro de al-Midan está livre de rebeldes desde sexta-feira.
A SANA informou ainda que o exército sírio foi bem sucedido nos confrontos com os rebeldes nas áreas do norte em Salqeen, Kafr Hom e Harém, em Idlib.
No sábado os combates continuaram no distrito de Mazzeh e noutros subúrbios de Damasco. Foram também reportados confrontos na província de Deir al-Zour, no leste do país.
Do lado da oposição, ativistas relataram bombardeamentos pelas tropas governamentais em várias zonas do país, acrescentando que os rebeldes do Exército Livre da Síria conseguiram tomar o controlo de um posto fronteiriço na fronteira com o Iraque.
Os ativistas reportaram igualmente confrontos intensos na praça de Salahuddien em Aleppo, a segunda maior cidade do país.
Numa informação atualizada às 02:00, a página de internet da BBC dá conta que os combates estavam centrados no distrito de Salah al-Din, mas que se alastraram às áreas de Sakhur e Haydariya, segundo informação do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
A BBC refere também o êxodo de centenas de pessoas da cidade de Alepo.
A escalada de violência na Síria aconteceu um dia depois de na sexta-feira o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter decidido prorrogar por um "período final de 30 dias" a Missão de Observação das Nações Unidas no país.