Trump acusado de abuso de poder e de obstrução ao Congresso norte-americano

por RTP
Processo de impeachment contra Trump avança Reuters

O Comité Judiciário da Casa dos Representantes revelou as acusações contra o presidente dos Estados Unidos, em mais um momento do processo de destituição (impeachment). Donald Trump é acusado de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.

Os artigos de acusação foram revelados ao início desta tarde.

Trump é acusado de ter condicionado a ajuda à Ucrânia a questões políticas domésticas. É ainda acusado de obstrução ao Congresso norte-americano.

Caso, no final desta semana, o Comité Judiciário da Casa dos Representantes vote favoravelmente, os artigos de acusação serão submetidos a votação.

Caso então sejam aprovados pela Casa dos Representantes - controlada pelos Democratas - o processo segue para o Senado, para um julgamento de impeachment, que acontecerá, provavelmente, ainda em Janeiro. O Senado é controlado, nesta altura, pelos Republicanos.
Donald Trump rejeita todas as acusações, e diz que este processo é "uma caça às bruxas" que visa fragilizar a sua campanha de reeleição em 2020. O Presidente norte-americano recusou ainda a participação da Casa Branca durante o inquérito.

A Casa Branca reagiu, entretanto, à notícias das acusações. Em comunicado, a assessora de imprensa da Casa Branca, Stephanie Grishamsaid, esclarece que o Presidente considera as duas acusações do processo de destituição falsas e "infundadas".

"O Presidente vai abordar estas acusações falsas no Senado e espera ser totalmente exonerado, porque não fez nada errado", afirma no comunicado.

Através do Twiiter, Trump reagiu à divulgação das acusações dizendo que "é ridículo".



"Tanto o Presidente como o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia disseram, muitas vezes, que 'não houve pressão'. Nadler e os democratas sabem disso, mas recusam-se a aceitar", escreveu o Presidente no Twitter.
pub