Trump diz que pressão sobre a NATO levou a que aumentassem as contribuições
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que a NATO "arrecadou mais dinheiro do que nunca" graças à pressão que exerceu para que os países membros aumentassem as suas contribuições para a organização.
"Jens Stoltenberg, secretário geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), acaba de dizer que, graças a mim, a NATO pôde arrecadar mais dinheiro que nunca dos seus membros depois de muitos anos em queda", escreveu na rede social Twitter.
O Presidente norte-americano reagia a uma entrevista dada por Stoltenberg à cadeia de televisão Fox News em que "defendeu o efeito que teve na NATO a sua exigência para que os países europeus aumentassem as suas contribuições para a organização".
No entanto, Stoltenberg "não disse que a NATO arrecadou mais do que nunca", como declarou o Presidente norte-americano.
"Não há dúvida de que a mensagem sobre o valor das contribuições está a ter impacto. Estou feliz por isso nos estar a ajudar a avançarmos para um conceito de maior partilha das contribuições financeiros no seio da organização", salientou o responsável.
O secretário geral da NATO esclareceu "já se estão a ver resultados", depois dos membros da organização terem cedido à pressão de Trump na Cimeira de Julho e terem acordado que "havia que fazer mais".
"Para o final do próximo ano, os aliados da NATO avançarão com 100.000 milhões de dólares (88.000 milhões de euros ao câmbio atual) extra para a defesa", explicou Stoltenberg, sem dar mais pormenores sobre esta verba.