Trump e presidente chinês ao telefone sobre Coreia do Norte

Os presidentes da China e dos Estados Unidos tiveram uma conversa telefónica sobre a Coreia do Norte. Xi Jiping lembrou que Pequim pretende um acordo pacífico e Trump diz que um ataque "não é a primeira escolha".

Jorge Almeida - RTP /
Carlos Barria - Reuters

A informação foi avançada pela Xinhua, a agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

Numa conversa telefónica entre os presidentes da China e dos Estados Unidos, Xi Jiping relembrou que Pequim pretende resolver a questão nuclear norte coreana através de negociações para um acordo pacífico.

Sobre o mesmo tema, o presidente chinês disse estar comprometido com uma desnuclearização da Coreia do Norte.

O presidente dos EUA confirmou o telefonema aos jornalistas e afirmou que uma ação militar contra a Coreia do Norte, “não é a primeira escolha”. Trump acrescentou que teve uma conversa franca e muito forte com o líder chinês.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, numa visita recente a instalações nucleares. Foto: KCNA

Estas declarações não acrescentam nada de novo sobre a posição da China que é semelhante à da Rússia. Na terça-feira, Vladimir Putin disse que a “histeria militar” em torno do regime de Pyongyang pode levar a uma “catástrofe planetária”.

O presidente russo esteve reunido esta quarta-feira com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, à margem de uma cimeira económica em Vladivostok.

Putin esteve reunido com o presidente da Coreia do Sul em Vladivostok. Foto: Reuters

O líder sul coreano afirmou ser inevitável um corte de fornecimento de petróleo à Coreia do Norte e pediu a colaboração de Moscovo.
“Esgotar todas as vias da diplomacia”
O secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, disse que acordou com o seu homólogo norte-americano, James Mattis, que é necessário esgotar todas as vias da diplomacia com a Coreia do Norte.
PUB