Trump quer construir muro num Estado que não faz fronteira com o México

Num comício em Pittsburgh, Donald Trump disse que iria construir o famoso muro no Colorado, para travar a imigração clandestina nos Estados Unidos da América. No entanto, o Estado encontra-se a norte do Novo México e não faz fronteira com o México.

RTP /
Reuters

“Sabem porque vamos ganhar o Novo México?”, perguntou Trump. “Porque querem segurança na sua fronteira. E não a tiveram. E vamos construir um muro na fronteira do Novo México e um muro no Colorado. Vamos construir um lindo muro. Um muro grande que funciona, que não dá para passar por cima, não dá para passar por baixo”.

A declaração tem feito cabeçalhos noticiosos pelos Estados Unidos e pelo resto do mundo, pela simples razão de que o Colorado não faz fronteira com o México, encontrando-se a norte do Estado do Novo México, a mais de 600 quilómetros do país vizinho.

O governador do Colorado, Jared Polis, utilizou as redes sociais para ironizar com a frase dita por Donald Trump.


“Bem, isto é constrangedor… o Colorado não faz fronteira com o México”, disse Polis. “Ainda bem que o Colorado oferece dias livres e grátis nos infantários para as nossas crianças aprenderem geografia básica”.

Pouco demorou para se comparar esta gafe de Trump com aquela em que no princípio do ano o presidente norte-americano tentou defender que o furacão Dorian estava a dirigir-se para o Alabama, algo que o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano não perdeu tempo a desmentir.

No twitter, Donald Trump revelou que as suas palavras foram apenas uma brincadeira.


PUB