Trump quer construir muro num Estado que não faz fronteira com o México
Num comício em Pittsburgh, Donald Trump disse que iria construir o famoso muro no Colorado, para travar a imigração clandestina nos Estados Unidos da América. No entanto, o Estado encontra-se a norte do Novo México e não faz fronteira com o México.
A declaração tem feito cabeçalhos noticiosos pelos Estados Unidos e pelo resto do mundo, pela simples razão de que o Colorado não faz fronteira com o México, encontrando-se a norte do Estado do Novo México, a mais de 600 quilómetros do país vizinho.
O governador do Colorado, Jared Polis, utilizou as redes sociais para ironizar com a frase dita por Donald Trump.
Well this is awkward ...Colorado doesn’t border Mexico. Good thing Colorado now offers free full day kindergarten so our kids can learn basic geography pic.twitter.com/bEXLDJYUku
— Jared Polis (@GovofCO) October 23, 2019
“Bem, isto é constrangedor… o Colorado não faz fronteira com o México”, disse Polis. “Ainda bem que o Colorado oferece dias livres e grátis nos infantários para as nossas crianças aprenderem geografia básica”.
Pouco demorou para se comparar esta gafe de Trump com aquela em que no princípio do ano o presidente norte-americano tentou defender que o furacão Dorian estava a dirigir-se para o Alabama, algo que o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano não perdeu tempo a desmentir.
No twitter, Donald Trump revelou que as suas palavras foram apenas uma brincadeira.
(Kiddingly) We’re building a Wall in Colorado”(then stated, “we’re not building a Wall in Kansas but they get the benefit of the Wall we’re building on the Border”) refered to people in the very packed auditorium, from Colorado & Kansas, getting the benefit of the Border Wall!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 24, 2019