Tsunami criou ondas de 1,15 metros na costa brasileira

O efeito do tsunami que arrasou as regiões Sul e Sudeste da Ásia, no final de Dezembro, atingiu o Brasil com ondas de até 1,15 metros, escreve hoje o jornal Folha de São Paulo.

Agência LUSA /

As ondas atingiram o litoral do Estado do Rio de Janeiro, nomeadamente a Baía de Guanabara, no dia 27 de Dezembro, cerca de vinte horas após a ocorrência do epicentro do fenómeno na Ásia, no dia anterior.

Os cálculos foram feitos a partir de uma simulação por computador realizada pelo investigador Paulo César Rosnan, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A simulação indicou um aumento do tamanho das ondas na entrada da Baía de Guanabara, onde está localizada a cidade do Rio de Janeiro, e no litoral Norte do Rio de Janeiro.

"O fenómeno, que seria invisível em mar aberto no Brasil, tornou-se notável em alguns pontos da baía, onde há estreitamentos que amplificaram a força", disse o investigador Paulo César Rosnan em declarações ao jornal.

A Marinha brasileira também já havia registado os efeitos dos maremotos na costa brasileira, nomeadamente no litoral do Rio de Janeiro, que dista cerca de 15.500 quilómetros do epicentro do fenómeno.

Os aparelhos que medem a curva do nível do mar da Marinha brasileira registaram variações atípicas de até 30 centímetros na maré em períodos de apenas 40 minutos, entre as 21:00 (23:00 em Lisboa) do dia 26 de Dezembro e as 11:00 (13:00 em Lisboa) do dia 27 de Dezembro.

Desde que tais aparelhos foram instalados no litoral do Rio de Janeiro, em 1950, é a primeira vez que foi registada tamanha oscilação no nível do mar, informaram fontes militares.

Cálculos da Marinha indicam que os reflexos das ondas gigantes atravessaram oceanos a uma velocidade de cerca de 708 quilómetros por hora até atingirem o Rio de Janeiro.

PUB