Tufão "Kai Tak" afasta-se de Macau, mas sinal três continua içado

Macau, China, 17 ago (Lusa) - O sinal número três de tempestade tropical vai manter-se içado em Macau, pelo menos, durante mais uma hora, apesar de o tufão "Kai Tak" estar a 320 quilómetros de distância, disse à agência Lusa fonte dos Serviços Meteorológicos.

Lusa /

O sinal número três foi içado hoje em Macau às 09:30 (02:30 em Lisboa), substituindo o sinal oito, levantado depois de nove horas.

"Não vamos baixar o sinal para um antes das 13:00" (06:00 em Lisboa), informou um observador dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, indicando que o tufão se encontrava pelas 11:45 (04:45 em Lisboa) a 320 quilómetros a oés-sudoeste de Macau.

Apesar de a tempestade tropical se estar a afastar, o território será ainda afetado "com aguaceiros e ventos fortes, com uma intensidade a oscilar entre 62 e 74 quilómetros por hora", indicou a mesma fonte, explicando que é de prever, contudo, uma diminuição da intensidade.

Entre quinta-feira e hoje foram cancelados um total de dez voos no Aeroporto Internacional de Macau, dos quais cinco partidas e cinco chegadas, indicou à agência Lusa uma porta-voz, explicando que a diferença do número de cancelamentos face ao apurado na quinta-feira se explica com o facto de essas ligações terem sido entretanto repostas.

À semelhança do aeroporto, também no Terminal Marítimo do Porto Exterior a situação já voltou ao normal, depois de o tufão ter afetado cerca de 500 passageiros, retidos após ter sido içado o sinal número oito em Hong Kong, o que obriga à suspensão imediata das ligações marítimas entre as duas regiões.

Segundo indicou à agência Lusa um porta-voz da Capitania dos Portos, meia hora depois de ter sido içado o sinal número, tinham seguido rumo a Hong Kong cinco barcos que conseguiram escoar grande parte dos passageiros afetados pela passagem do tufão "Kai Tak".

De acordo com dados divulgados pela Proteção Civil registaram-se em Macau cinco incidentes, todos ligeiros, envolvendo nomeadamente a queda de toldos.

Com a maior parte dos serviços a funcionar desde as 09:30 (02:30 em Lisboa), a cidade regressa em pleno à normalidade ao início da tarde, altura em que os funcionários públicos voltam ao trabalho.

Tópicos
PUB