Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Turquia. Castelo romano com mais de dois mil anos colapsou após sismo

por Joana Raposo Santos - RTP
O sudeste da Turquia foi esta sexta-feira abalado por um sismo de 7.8 na escala de Richter. Reuters

O sismo de magnitude 7.8 na escala de Richter esta sexta-feira na Turquia causou a destruição quase total do Castelo de Gaziantep, erguido há mais de dois mil anos, durante o Império Romano.

Situado no topo de uma colina, o Castelo de Gaziantep foi construído ao longo dos séculos II e III como torre de vigia, sendo fortalecido e ampliado pelo imperador bizantino Justiniano I no século VI. Atualmente servia como museu.

O castelo, com uma extensa série de túneis subterrâneos que servia para o transporte de água, está incluído na lista provisória de patrimónios da humanidade da UNESCO.

Segundo o site Museus Turcos, administrado pelo Ministério turco da Cultura e Turismo, era considerado um dos “melhores exemplos de castelos sobreviventes na Turquia”.

Agora, vários vídeos que circulam em redes sociais mostram a estrutura quase totalmente em ruínas, com muitas das suas paredes colapsadas, tendo muitos dos destroços ido parar às ruas na base da colina.


A informação foi confirmada no local pela agência turca de notícias Anadolu, segundo a qual “algumas das fortificações no leste e sul” do castelo foram destruídas.

As grades de ferro ao redor do castelo estavam espalhadas nas estradas circundantes. O muro de contenção ao lado do castelo também desabou. Noutras partes da estrutura observam-se grandes fendas”, referiu a Anadolu.


Algumas partes da Mesquita Sirvani, uma das mais antigas da cidade de Gaziantep e muito próxima do castelo, também foram destruídas.

Depois das alterações ao Castelo de Gaziantep levadas a cabo por Justiniano I, a estrutura foi alvo de várias mudanças também nos séculos XII e XIII, durante o Império Aiúbida, e XVI e XVII, no Império Otomano.

A região onde se situa o castelo, agora atingida pelos sismos, fez parte de vários outros impérios, incluindo os Hitita, Babilónio, Persa, Grego e Árabe. O castelo abrigava atualmente o Museu Panorâmico de Defesa e Heroísmo de Gaziantep.

O sudeste da Turquia foi esta segunda-feira abalado por um sismo de 7.8 na escala de Richter. Horas depois, um segundo sismo de magnitude 7.5 atingiu a cidade de Kahramanmaras, no sul do país. No total, há registo de mais de 3.000 mortos e milhares de feridos na Turquia e na Síria.

Foram entretanto registadas cerca de duas dezenas de réplicas do sismo, todas de magnitude 4 ou superior na escala de Richter.

Para além do Castelo de Gaziantep, milhares de outros edifícios na Turquia e na vizinha Síria colapsaram. As equipas de resgate continuam a tentar encontrar sobreviventes entre os destroços.

O desabamento do castelo está a causar preocupações sobre outros monumentos históricos em risco. Algumas testemunhas locais disseram em redes sociais ter verificado danos no grande Portão da cidadela de Alepo, palácio medieval no norte da Síria.
Tópicos
pub