Turquia dá aval para entrada da Finlândia na NATO

por RTP
Reuters

O Parlamento turco aprovou esta quinta-feira a entrada da Finlândia na aliança atlântica, de acordo com a agência Reuters. Recep Tayyip Erdogan já havia anunciado na semana passada a ratificação do documento que permite a entrada dos finlandeses na NATO.

Apesar da aprovação por parte do Parlamento turco, o documento ainda tem de ser confirmado em assembleia-geral.

Na semana passada, Tayyip Erdogan anunciou que Ankara daria "luz verde" à entrada finlandesa na NATO, sem especificar quando é que o parlamento iria ratificar o documento.

Sauli Niinisto, presidente da Finlândia, também ratifgicou esta quinta-feira a entrada do país na NATO, dando o último passo no processo de adesão â aliança militar.

O Parlamento finlândes já havia aprovado o documento no primeiro dia de Março, com 184 votos a favor e sete contra, terminando assim a neutralidade da Finlândia em questões de segurança.

A Finlândia deu início ao processo de adesão em maio de 2022, ao mesmo que a Suécia. No entanto, viu o seu pedido ser ratificado em menos tempo que o vizinho nórdico. Também a Hungria já anunciou que vai dar aval à entrada da Finlândia na NATO.

Os finlandeses querem que o processo seja concluído rapidamente para, em julho, poderem participar na Cimeira da Aliança Atlântica, na Lituânia.
pub