Turquia e Colômbia elevam relação bilateral a "estratégica" durante visita de Ivan Duque

por Lusa

A Colômbia e a Turquia assinaram hoje vários acordos para elevar a "estratégica" o nível da sua relação bilateral, anunciaram em Istambul os presidentes dos dois países, após conversações à porta fechada.

"Acabamos de dar um passo transcendental: elevar a nossa relação bilateral ao nível de relação estratégica", disse o chefe de Estado da Colômbia, Iván Duque, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo Recep Tayyip Erdogan.

"É um gesto que você e o seu Governo têm com a Colômbia e que coloca o nosso país nos mesmos parâmetros históricos de relacionamento que a Turquia mantém com países como o Brasil e México", disse Duque.

Entre os "objetivos claros e concretos" desta decisão, o dirigente colombiano enumerou "primeiro, duplicar, triplicar e quadruplicar o comércio bilateral na próxima década, começando o mais depressa possível, começando já".

Erdogan indicou que a Colômbia é o maior parceiro comercial da Turquia na América Latina após o Brasil, com um volume de trocas em 2021 superior a dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), tendo a intenção de chegar rapidamente aos cinco mil milhões.

Duque, que chegou a Istambul esta madrugada proveniente de Londres, reuniu-se com o conselho de relações económicas externas da Turquia (DEIK), participando de seguida numa conferência na universidade de Bahçesehir.

Para sábado está previsto um pequeno-almoço em Yildirim Holding, um conglomerado turco que opera no comércio marítimo, gestão marítima, metalurgia e carvão, entre outros setores.

"Hoje mantivemos reuniões com grupos de investidores e empresários turcos que têm presença na Colômbia ou manifestaram interesse pelo nosso país", explicou, antes de indicar que os investimentos turcos na Colômbia deverão atingir um total de 400 milhões de euros até finais de 2023.

Entre os acordos firmados destacou um de intercâmbio universitário e académico e outro de colaboração no setor da saúde e controlo de epidemias.

Duque terminou o discurso convidando o seu anfitrião a visitar a Colômbia "antes de 07 de agosto", quando termina o seu mandato, com Erdogan a aceitar o convite.

A deslocação de Duque à Europa termina na Suíça, onde assistirá ao Fórum de Davos entre domingo e terça-feira.

Tópicos
pub