Twitter de personalidades e empresas pirateado por esquema com criptomoeda

por RTP
Dado Ruvic/Reuters

As contas da rede social Twitter de várias personalidades, entre as quais Bill Gates, Barack Obama e Joe Biden, e de grandes empresas norte-americanas, como a Apple e a Uber, foram alvo de pirataria por um esquema fraudulento envolvendo criptomoeda, durante a tarde de quarta-feira. A rede social Twitter já confirmou o "incidente de segurança" e anunciou estar a trabalhar na resolução do problema, tendo mesmo bloqueado algumas das contas dos lesados.

O Twitter sofreu um ciberataque sem precedentes ao final do dia de quarta-feira e viu-se obrigado a bloquear algumas contas afetadas por um esquema que envolve a criptomoeda Bitcoin.

Entre os lesados encontram-se o ex-presidente Barack Obama, Jeff Bezos - o CEO da Amazon - , o candidato Joe Biden, Elon Musk - o CEO da Tesla - , Bill Gates - o CEO da Microsoft - , a socialite Kim Kardashian e o marido e rapper Kanye West. Também grandes empresas norte-americanas, como a Apple,  Wendy's e a Uber, viram as suas contas serem alvo de um ataque informático.

Os hackers pediram aos seguidores destas contas comprometidas que enviassem montantes em Bitcoin para um determinado endereço, prometendo duplicar qualquer valor que fosse enviado. Através de publicações no Twitter, que acabaram por ser excluídas, diziam às pessoas que tinham 30 minutos para enviar mil dólares (879,32 euros) em criptomoeda para que pudessem receber o dobro dessa quantia.

Da conta de Bill Gates, por exemplo, foi publicado um tweet que prometia duplicar todos os pagamentos enviados para o seu endereço Bitcoin nos 30 minutos seguintes.

"Toda a gente me está a pedir para retribuir, e agora é a hora", lia-se no tweet. "Se me enviar 1.000 dólares, eu envio de volta 2.000".

Os tweets publicados a partir das outras contas afetadas eram semelhantes e também prometiam duplicar o valor monetário a quem contribuísse.

"Isto é um fraude, não participe!", alertou o cofundador da bolsa de criptomoedas Gemini, Cameron Winklevoss, através de um tweet. "Este é o mesmo ataque que outras contas importantes do Twitter estão a sofrer. Esteja atento!", acrescentou.


A rede social Twitter, entretanto, já eliminou a maioria das publicações fraudulentas e assegurou que vai "examinar a situação".

"Estamos ao corrente de um incidente de segurança que afetou contas no Twitter. Estamos a investigar e a tomar decisões para corrigir a situação", pode ler-se no ‘tweet’ da página Twitter Support.

Já na madrugada desta quinta-feira, o Twitter admitiu que os seus próprios colaboradores foram alvo de um "ataque coordenado de engenharia", que ajudou os responsáveis por este esquema a obter as ferramentas necessárias para aceder aos sistemas internos.

"Sabemos que usaram isto para tomarem controlo de muitas contas com grande visibilidade (incluindo as contas verificadas) e ‘tweetar’ em seu nome. Estamos a investigar outras condutas maliciosas que possam ter conduzido ou informação que possam ter acedido e partilharemos mais aqui à medida que tenhamos novidades"
, afirmou a empresa.



A empresa tecnológica, assim que se apercebeu da falha de segurança, bloqueou qualquer capacidade de fazer ‘tweets’ ou de criar uma nova palavra-passe, impedindo que as contas continuassem a fazer publicações.

Entretanto, o Twitter já restabeleceu a capacidade das contas afetadas voltarem a publicar ‘tweets’ mas garante que continua a investigar a situação e a corrigir o erro que permitiu que os responsáveis tivessem acesso aos seus sistemas internos.

No entanto, alguns comentários e publicações na rede social mostram que milhares de dólares em bitcoin podem ter sido enviados para a conta digital fraudulenta.

De facto, considerando que muitas das contas atacadas são contas "verificadas" pelo Twitter, e por isso supostamente sujeitas a mais segurança do que as contas comuns, este foi um ataque informático sem precedentes à rede social.

Rachel Tobac, CEO da empresa de segurança cibernética SocialProof Security, considera que este foi provavelmente o maior ataque ao Twitter já visto.

"Estou surpresa que o Twitter não tenha ficado completamente assustado para evitar campanhas de desinformação e agitação política", disse numa publicação. "Temos sorte de os atacantes perseguirem o bitcoin (motivado por dinheiro) e não motivados pelo caos e destruição".

Não é incomum o Twitter ser alvo de ciberataques, mas algumas das contas lesadas têm muitos seguidores que podem ter sido enganados.

As ações do Twitter caíram três por cento após o incidente de quarta-feira.

Tópicos
pub