Uber perde licença para operar em Londres por falhas de segurança

A Transport for London, órgão que regula a circulação dos transportes na cidade de Londres, retirou a licença de circulação à Uber. Esta é uma grande perda para a maior aplicação de transportes.

RTP /
Foto: Flickr

A permissão de circulação da empresa não foi renovada após ser verificado “um padrão de falhas” e “vários problemas que colocaram os passageiros em perigo”.

Em comunicado, a Transport for London, diz ter conhecimento de várias situações de perigo que colocaram em risco a segurança dos passageiros e não tem a certeza de que “este tipo de situações não volte a acontecer”.

Uma alteração no sistema da aplicação permitiu que motoristas não autorizados pudessem colocar as suas fotografias em contas de outros motoristas e, desta forma pudessem encontrar-se com os passageiros.

A Transport for London tem informação de que este tipo de situações ocorreu em cerca de 14.000 viagens com condutores fraudulentos, sem seguro.

A entidade confirmou igualmente casos de condutores demitidos ou suspensos que conseguiram continuar a trabalhar através da Uber, “colocando em causa a segurança dos passageiros”.

A Uber já emitiu um comunicado onde afirma que a decisão de não renovação da licença está “completamente errada”. Jamie Heywood, diretor regional da Uber para a Europa do Norte e leste, veio dizer que a empresa auditou todos os condutores nos últimos dois meses.

A empresa já anunciou que vai recorrer da decisão e vai poder operar enquanto o processo decorre.

Segundo Helen Chapman, diretora de licenciamento, regulação e cobrança da Transport for London, “como reguladora de serviços em Londres somos obrigados a tomar uma decisão hoje se a Uber pode ou não circular na cidade. A nossa prioridade é a segurança”.

Admitiu que a empresa fez melhoramentos depois de já ter sido avisada destes riscos anteriormente, mas considerou inaceitável que estas situações que comprometem a segurança dos passageiros ainda aconteçam.

Londres é um mercado-chave para a Uber. De acordo com a companhia, 24% das vendas centram-se em apenas cinco cidades, incluindo Londres. As outras cidades são Los Angeles, Nova Iorque, São Francisco (EUA) e São Paulo (Brasil).

A Uber opera em Londres desde 2017 e a licença já foi prorrogada duas vezes.

 

Tópicos
PUB